Boletim da celc/poa – Novembro – 26

         

26 de novembro

SOBRE TEMPOS E ÉPOCAS (1 Tessalonicenses 5.1-2)

Nós podemos contar e registrar o nosso tempo, mas não podemos prever o tempo de Deus. É como dizemos: Isso pertence a Deus! Em 1º Tessalonicenses (5.1-2) Paulo escreveu: “Irmãos, no que se refere aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu lhes escreva...” Na língua grega (texto original do Novo Testamento) aparecem duas palavras distintas para designar tempos e épocas: Chrónos – de onde vem cronômetro, e Kairós, que é usado, normalmente, para se referir ao tempo de Deus. Ou seja, podemos contar e cronometrar o nosso tempo, mas não conhecemos o tempo de Deus!

O apóstolo estava falando sobre a morte dos cristãos, e sobre a ressurreição do corpo, que acontecerá no dia em que Jesus vai voltar (1 Ts 4.13-18). Na continuação ele explicou: Não há necessidade que eu vos escreva a respeito do chrónos e do kairós, porque vocês já sabem o necessário, ou seja, que o dia da volta de Jesus, também conhecido como “Dia do Senhor” virá. Isto é certo. Virá como ladrão, quando ninguém espera, quando as pessoas se sentirem seguras e tranquilas. O Dia do Senhor surpreenderá quem não estiver vigilante e preparado.

Pouco antes da sua ascensão, Jesus disse aos que estavam com ele: “Não cabe a vocês conhecer tempos ou épocas que o pai fixou pela sua própria autoridade… mas vocês serão minhas testemunhas…” (At 1.7). Esse é o ponto. A igreja cristã está na terra para dar testemunho do amor de Deus e não para fazer cálculos e previsões a respeito do tempo que pertence a Deus. O que vale é o que Paulo escreveu: Cristo voltará! Estejam preparados. O tempo pertence a Deus. O próprio Jesus já havia dito: “Mas a respeito daquele dia e da hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai” (Mt 24.36) E completou: “Portanto, vigiem… estejam também vocês preparados, porque o Filho do Homem virá à hora em que vocês menos esperam” (Mt 24.42-44).

Ainda sobre tempos e épocas, lemos em 2 Coríntios 6.2: “Eu te ouvi no tempo da oportunidade… Eis agora o tempo oportuno! Eis agora o dia da salvação”. Hoje é o tempo apropriado para acertarmos nossa vida com Deus. Hoje Deus nos ouve. O tempo certo sempre é hoje. Não quando eu me aposentar, ou quando os filhos tiverem crescido, ou quando eu me formar… Sempre hoje. E para o dia da volta de Jesus vale o que Paulo escreveu: vocês já sabem que a volta de Jesus é certa, que o dia pertence a Deus, e que nós precisamos estar vigilantes, pois ele poderá vir a qualquer hora!

Pr. Reinaldo M. Lüdke – Mensagem do dia 19.11.2023

ACONTECErá EM NOSSA COMUNIDADE/DISTRITO/IELB

CULTO DOS 121 ANOS DA COMUNIDADE
Convidamos a todos para que, no dia 03, às 10h, nos unamos e, com muita alegria, agradeçamos a Deus pelos 121 anos da nossa Comunidade, que foi fundada no dia 07 de dezembro de 1902.
Em nosso culto teremos a participação do Coral Misto da Congregação

ALMOÇO FESTIVO NO DIA 03/12
No dia 03 de dezembro, após ao culto, por volta do meio dia, será servido um almoço festivo pelo aniversário da Comunidade. O cardápio será de galeto, massa, saladas e sobremesa; ao custo de R$ 35,00. Pedimos que encomendem seu almoço com a secretaria. Pagamentos podem ser via pix.

DIA DA BÍBLIA E OFERTAS PARA SBB
O dia da Bíblia, oficialmente é comemorado no segundo domingo de dezembro. Porém, vamos aproveitar nosso domingo festivo, no dia 03, para realizarmos uma exposição de Bíblias, além de agradecermos pelos 75 anos da Sociedade Bíblica do Brasil. 50% dos valores das ofertas soltas serão destinadas a SBB. Vamos colaborar para que a Palavra de Deus alcance mais e mais pessoas.

ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DA COMUNIDADE (AGO)
Informamos a todos que no dia 10 de dezembro, junto com o culto das 10h, teremos a Assembleia Geral dos membros votantes, com dados de planejamento do ano de 2024 e eleições da nova diretoria. A convocação oficial com a pauta vai em anexo por meios eletrônicos e impressa e exposta junto ao templo da Comunidade. Lembramos que o artigo 13 de nosso Regimento e Estatuto dão as diretrizes da eleição, que será por chapa, sendo que a nominata precisa ser entregue à diretoria até 7 dias antes da referida Assembleia, com assinatura dos candidatos.



ACONTECEu EM NOSSA COMUNIDADE/ DISTRITO/ IELB


TARDE ESPECIAL DAS CRIANÇAS
Foi uma tarde mais que especial! Aconteceu no sábado, dia 18, com a participação de 16 crianças, 16 pais e/ou avós e 8 professoras. A temática da tarde foi em torno da História do Natal.
Após a Tarde das Crianças aconteceu também a reunião e confraternização da equipe de professores e seus familiares.


NOVOS MEMBROS NA CELC
No culto do último domingo, dia 19 de novembro, a Comunidade Cristo recebeu cinco novos membros. Por Profissão de Fé ingressaram Ismael Georg Ferrari e Jane Rodrigues da Silva.
Por transferência foram recebidos Jonatas Kuchenbecker Passuello e sua esposa Carolina Fuhrmann, de Lajeado, RS; e Izolda Brodt Damm, de Três de Maio, RS.  As boas vindas aos irmãos e irmãs.


CONGRESSO ESPORTIVO DOS JOVENS

Nos dias 18 e 19 de novembro aconteceu o congresso esportivo dos jovens.
Nossa União Juvenil participou e fortaleceu sua integração. Foi campeã em 4 modalidades, vice campeã em 3 modalidades e sagrou-se a União Juvenil campeã geral (no somatório dos pontos do congresso cultural e esportivo). Mas a verdadeira vitória é o fortalecimento da fé em Jesus e da amizade cristã.


ENCONTRO INTERDISTRITAL DE SERVAS
Nos dias 19 de novembro nosso Departamento de Servas participou do evento que promoveu encontro das servas do DIPA (nosso Distrito), do DIGRA (distrito vizinho = Vale do rio Gravataí) e do DILINORTE (Distrito Litoral Norte). O Encontro foi na congregação São João Batista, de Guaíba, RS.


TERCEIRA IDADE (IDOSOS) EM REUNIÃO DE ENCERRAMENTO
No dia 23 de novembro, dia Internacional de Ação de Graças, os Idosos tiveram mais um momento de confraternização, devoção e louvor; além de um delicioso Chá/Café com salgados, doces e tortas. Essa foi a última reunião do ano; por isso destacou-se, além do dia oficial da gratidão, o tempo de Advento que está chegando


AGENDA DA SEMANA

26/11Dom10h00Culto e EBI
 Dom17h00UJC
 Dom19h00Culto
28/11Ter09h00Reunião das Líderes distritais das Servas
 Ter14h30Servas: Reunião de Encerramento + Sacolinhas
 Ter19h00DIPA: Reunião do CODIPA na CELC
29/11Qua19h30Instrução de confirmandos e adultos + Ensaio Natal
30/11Qui19h30Ensaio do Coro Misto (também no dia 02/02)
01/12Sex19h30Estudo Bíblico pelo Facebook e Youtube.
02/12Sáb10h00Ensaio do Coral
03/12Dom10h00Culto pelo 121º aniversário da CELC + EBI
 Dom12h00Almoço de aniversário
 Dom17h00Reunião UJC
 Dom19h00Culto

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

26-11: CAROLINA SILVA STUMFF, JOEL GIURUATTI MUNDEL, LIANE HENTSCHEL JOCHIMS.

27-11: INGRID ZIMMERMANN, VERA LUCIA GLIESE, LUCIANO WITT MOSENA, CHRISTIANE POISL, HELENA STAHLHOEFER COTTA, CAMILA LOBATO BAZZO.

28-11: GIOVANNA MEINE OTTEN, INEZ JANETE VOLTZ, DANIEL CARDOSO VITT, RODRIGO RODRIGUES DE FREITAS, EDUARDO SEGATTO PIRES ALTMANN, DILCE ADELINA GODOY SARETTA.

29-11: LUCIANA LIMA PORTELLA, CLAUS ZENAR ALTMANN.

30-11: AURORA BENEVENUTI MENEZES, HELENA HEXSEL WEBER, HEINOR EGLER, ALINE PINTO WOEHLERT.

01-12: LIZETE THOME OTTEN, VIVIAN WAHL ARÚS, ALTEMIR ROGÉRIO KLASSMANN.

02-12: EVERTON HAGEN, JANICE JANDREY DOS SANTOS, EVERTON ROST DA SILVA, CATARINA RODRIGUES DA LUZ, LUIS EDUARDO CARDIAS DO NASCIMENTO, IASMINE ALVARES DORNELLES.

03-12: HARRI SCHONDELMEYER JUNIOR, CRISTINA NOLDE SCHMELZER, CLARICE REGINA JANDREY LOPES, RADWALD KURTZENBAUM, JOSÉ CARLOS HRUBY.

Share your love
Evelin Cotta
Evelin Cotta
Artigos: 127