Boletim da celc/poa – Novembro – 19

         

19 de novembro

“RECONHECIDOS” por Deus. Aptos para a Festa do Céu

Juliana foi com sua família em uma festa. Mas ela não estava feliz; pois julgava que não reconheceria ninguém naquele lugar. Porém, sentiu-se muito alegre quando percebeu que sua colega e amiga também estava lá.

Como é bom conhecer e ser reconhecido por alguém!

Na parábola de Jesus, registrada em Mateus 25.1-13, cinco moças sem juízo queriam entrar na festa de casamento, mas não puderam. Ouviram uma palavra definitiva do dono da casa: “Não conheço vocês”. No significado da parábola, a festa é o Céu, e o noivo, ou o dono da festa, é Jesus. A porta do Céu estava fechada para elas! Que triste não ser reconhecido por Deus!

Soa contraditório dizer que Deus, que tudo sabe e tudo vê “não conhece” algo. Portanto é preciso explicar melhor. Deus conhece nosso íntimo. Conhece nosso ser. Mas a expressão: “não conheço vocês” de Mateus 25.12 refere-se ao “reconhecimento legal”. Em Jesus e por meio da fé é que somos reconhecidos por Deus. Ele nos chama pelo nosso nome! (Is 43). Ele nos acolhe e salva! Ele diz: “Vinde bendito de meu Pai” (Mt 25.34).

Longe de Jesus não somos reconhecidos. Mas em Cristo somos aceitos por meio da fé; e a fé se tona visível no amor. É por isso que João escreve que quem não ama, não “conhece” a Deus, pois Deus é amor! (1 Jo 4.8).

Assim, somos encaminhados a amarmos uns aos outros, testemunharmos a obra de Jesus, para que mais e mais pessoas sejam reconhecidas por Deus.

Mas será que, lá no céu, reconheceremos as outras pessoas? Ora, a Bíblia nos descreve que no dia da Transfiguração de Jesus, Moisés e Elias apareceram (Mt 17). Jesus conta a história do rico e do Lázaro, e do diálogo com o pai Abraão (Lc 16.19-31). Ou seja, os indivíduos se reconhecem no Céu. Logo, nós nos reconheceremos! E, segundo 1 Ts 4.13-18, podemos nos consolar a respeito dos amados que já morreram, na esperança de um feliz reencontro no Céu!

Diante dessa expectativa, sejamos prudentes, como propõe a parábola das Dez Virgens. Vamos cuidar da chama de nossa fé, abastecendo-a com o óleo da Palavra de Deus e da Santa Ceia, vivendo o amor serviçal que identifica e torna reconhecidos os filhos de Deus.

Resumo da mensagem do Pastor Ismar Pinzem culto do dia 12/11/2023

ACONTECEU EM NOSSA COMUNIDADE/DISTRITO/IELB

RECEPCIONISTAS (REUNIÃO e CONFRATERNIZAÇÃO)
A coordenadora Karin Lange, promoveu, no dia 12 de novembro, uma reunião para organizar as ações e escalas dos recepcionistas de nossos cultos; mas também para confraternizar e agradecer a ajuda de cada um.
O trabalho desse grupo é muito importante para o bom andamento do momento de central da Igreja, o culto! Todos somos muito gratos a esses voluntários.

SERVAS EM MOMENTO DE ESTUDO BÍBLICO
As servas estão sempre prontas ao trabalho. Mas reservam tempo e atenção para os momentos de estudo bíblico, como na imagem ao lado. Aproveitamos para informar que no dia 28/11 será a reunião de encerramento, com recolhimento das sacolinhas. E no dia 05 de dezembro, será o Chá/Café Beneficente, envolvendo todos os grupos organizadores.



ACONTECERÁ EM NOSSA COMUNIDADE/ DISTRITO/ IELB


INSTRUÇÃO DE ADULTOS NA CELC
A qualquer hora é possível iniciar o programa de Instrução de Adultos. Nesse momento temos um grupo em andamento que se reúne nas quartas-feiras de 19h30 até 20h30. Próximo encontro será no dia 22/11. Oportunidade para conhecer e relembrar as doutrinas centrais da fé cristã. Informações com Pr. Reinaldo.


REUNIÃO DO DAS
Na sexta-feira da próxima semana, dia 24, às 15h, acontecerá a última reunião geral do DAS para avaliação, planejamento e comunhão entre voluntários e colaboradores. Você pode participar! Informações com Vivian e Pr. Reinaldo.


DECORAÇÃO NATALINA DO TEMPLO

Na 2ª feira, dia 20/11, às 19h30, acontecerá uma reunião de pessoas interessadas em ajudar na decoração natalina do nosso templo, tanto externa como interna. Venha participar desse momento especial e ajude na preparação do ambiente para mais uma celebração do Natal.


TARDE ESPECIAL DAS CRIANÇAS NA CELC
Neste sábado, dia 18/11, das 15h às 17h, a Escola Bíblica Infantil (EBI) da Comunidade promoverá mais uma Tarde Especial das Crianças. Os pais e avós, que vão trazer as crianças, terão seu momento especial, também para definição da participação das crianças no programa de Natal.A temática da Tarde vai estar em torno da História do Natal. Ainda é possível inscrever seus filhos ou netos.
Façam contato com os pastores.


CONGRESSO ESPORTIVO DE JOVENS
Conforme divulgamos no Boletim da semana passada, ocorre, nos dias 18 e 19 de novembro, o Congresso Esportivo dos Jovens. No sábado a programação vai das 13h30 às 21h. E no domingo começa às 9h, encerrando à tardinha. Será nas dependências da CEL Da Cruz do bairro Petrópolis. Quem quiser dar uma passada por lá, para conferir e prestigiar, é bem-vindo!


CEIA DE ADVENTO E FESTIVAL
Comunicamos que no dia 09 de dezembro teremos um momento especial no Salão (Lar) da Comunidade. A Ceia de Advento. Todos estão convidados! E aproveitamos para comunicar que não vai acontecer o encontro de coros no Festival de Advento, previsto para o dia 26 de novembro.


CHÁ/CAFÉ PARA OS IDOSOS
O Departamento dos Idosos realizou muitos encontros nesse ano. No dia 23 de novembro, quinta, às 14h30, realiza o último de 2023. Por isso, todos estão especialmente convidados. A presidente, Walda e o pastor Vili Redel, junto com a diretoria do grupo, organiza tudo com carinho e aguardam a presença de todos para esse momento de comunhão, estudo e oração, além de uma mesa bem servida!

AGENDA DA SEMANA

19/11Dom10h00Culto e EBI
 Dom19h00Culto
20/11Seg19h30Reunião paradecoração natalina do Templo
21/11Ter Servas em produção de biscoitos de Natal
22/11Qua19h30Instrução de Adultos e Confirmandos
 Qua19h30Ensaio Programa de Natal com crianças
 Qua20h30Ensaio do Coro
23/11Qui14h30Reunião do Grupo de Idosos (Chá/Café)
24/11Sex15h00Reunião do DAS
 Sex19h30Estudo Bíblico pelo Facebook e Youtube
25/11Sáb18h00Casamento de Rodrigo F. SonntagWiebbelling e Letícia Hennemann Porto
26/11Dom10h00Culto e EBI
 Dom17h00UJC
 Dom 19h00Culto

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

19-11: INGRID MÜLLER, ROBERTO CARLOS FERNANDES, TÂNIA TEREZINHA BENDER, LETÍCIA SAUL GIUDICI.

20-11: PAOLA ZÜGE LUTZ, ROSANE RUSCHE DE CASTRO.

21-11: ELIAS PORTES MARTINS, GABRIEL EDSON LÓPEZ DE QUADROS, ALEX ANDRÉ OSTERKAMP, DAUBERT VOLTZ.

22-11: ROSE MARI DE OLIVEIRA, HORTZ WOLTMANN NETO, CARLOS ROBERTO C KERBER.

23-11: ANDERSON WAGNER MÜLLER, TAÍS MARON, PHILLIP RICHARD SCHMIEDT, PEDRO HENRIQUE KEITEL CARDIAS.

24-11: LIVIA SALAM VON SALTIEL, DANIEL HRUBY DE ALMEIDA, MURILO KAMINSKI EUZÉBIO, DAGMAR MEYER, CLAITON FLAVIO VOLTZ, EDELA BRUNHILDE EINLOFT, ALEXANDRE HOERLLE, FRIDA HILDEGARD UCKERMANN, LUIS FERNANDO F EINLOFT.

25-11: PAULO STRAUSS DE LORENZO, SERGIO LINDENAU, LUIZ GUILHERME DE SOUZA SUDBRACK, LORENZ FOELDES, MARCELO LUIS DAHLEM.

26-11: JOEL GIURUATTI MUNDEL, LIANE HENTSCHEL JOCHIMS, CAROLINA SILVA STUMFF.

Share your love
Evelin Cotta
Evelin Cotta
Artigos: 127