Boletim da celc/poa – Novembro – 12

         

12 de novembro

LEIS QUE SOBRECARREGAM E LEIS QUE LIBERTAM (Mateus 23.2,4)

Leis são necessárias para manter a ordem no mundo e a convivência em países, cidades e organizações sociais. As igrejas cristãs também são organizações sociais que precisam de leis administrativas e de funcionamento. O problema surge quando as igrejas, na atitude de seus líderes, vão além do que Deus ordenou em sua palavra e começam a fazer e impor leis de caráter moral, como sendo necessárias para a salvação, sobrecarregando seus membros com exigências e até ameaças. É bem atual o que Jesus disse: “Na cadeira de Moisés se assentaram os escribas e fariseus… Atam fardos pesados, difíceis de carregar, e os pões sobre os ombros dos outros, mas eles mesmos, nem com o dedo querem movê-los” (Mt 23.2,4). Uma crítica de Jesus aos líderes religiosos do seu tempo que foram além de suas atribuições como guias espirituais e multiplicaram ensinos, leis, exigências e ameaças sobre o povo.

Um exemplo (Mt 22.23): “Naquele dia, alguns saduceus, que dizem não haver ressurreição, se aproximaram de Jesus…” Eles eram tipo de um partido religioso dentro do povo de Israel que defendia um ensino ou uma lei equivocada: Mortos não ressuscitam. É um ensino, não bíblico, que ainda hoje sobrecarrega as pessoas com dúvidas e inquietações quanto ao que acontece após a morte. Uns afirmam que, com a morte do corpo tudo acaba. Não há lembrança de nada. Já outros ensinam que a alma de uma pessoa falecida pode voltar a viver em outro corpo aqui na terra. Incertezas!

Jesus respondeu aos saduceus: “O erro de vocês está no fato de não conhecerem as Escrituras nem o poder de Deus… Quanto à ressurreição dos mortos, vocês nunca leram o que Deus disse a vocês: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ele não é Deus de mortos e sim de vivos” (Mt 22.29-32). E a ressurreição do corpo é a esperança maior dos cristãos, que liberta e proporciona paz. E a ressurreição de Jesus, (1Co 15.22-23) é a garantia: “²² Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. ²³ Cada um, porém, na sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.” Esta é a palavra de Deus que proporciona paz neste tempo em que lembramos dos finados em Cristo.

Resumo do sermão do dia 05.11.2023 – Pr. Reinaldo M. Lüdke

ACONTECEU EM NOSSA COMUNIDADE/DISTRITO/IELB

BRECHÓ COMUNITÁRIO DO DAS
No sábado, dia 04/11 o Departamento de Ação Social da Comunidade (DAS) promoveu um Brechó de usados, no Lar da Comunidade, aberto para o público em geral, durante todo o dia. O resultado das vendas reverte para o trabalho do DAS, permitindo atender outras necessidades como a distribuição de alimentos, remédios… Essa foi uma ação especial. Mas o brechó funciona 3 dias por semana. O trabalho é intenso e produtivo!

DEPARTAMENTO DE SERVAS REALIZOU VISITA
Na tarde de quinta-feira, dia 09/11 nosso Departamento de Servas, acompanhado do pastor Ismar, realizou visita ao Departamento de Servas da Comunidade São Paulo do bairro dos Mayas. Este é um programa de integração entre os Departamentos de Servas do Distrito Porto-Alegrense (DIPA).



ACONTECERÁ EM NOSSA COMUNIDADE/ DISTRITO/ IELB


INSTRUÇÃO DE ADULTOS NA CELC
A qualquer hora é possível iniciar o programa de Instrução de Adultos. Nesse momento temos um grupo em andamento que se reúne nas quartas-feiras de 19h30 até 20h30. Próximo encontro será no dia 22/11.Oportunidade para conhecer e relembrar as doutrinas centrais da fé cristã. Informações com Pr. Reinaldo.


DIPA – REUNIÃO DE PRESIDENTES E TESOUREIROS
Na terça-feira, dia 14/11, às 19h30, acontecerá mais uma vez a reunião de presidentes e tesoureiros das Congregações que compõe o DIPA.


DECORAÇÃO NATALINA DO TEMPLO

Na 2ª feira, dia 13/11, às 19h30, acontecerá uma reunião de pessoas interessadas em ajudar na decoração natalina do nosso templo, tanto externa como interna. Venha participar desse momento especial e ajude na preparação do ambiente para mais uma celebração do Natal.


TARDE ESPECIAL DAS CRIANÇAS NA CELC
No sábado, dia 18/11, das 15h às 17h, a Escola Bíblica Infantil (EBI) da Comunidade promoverá mais uma Tarde Especial das Crianças. Os pais e avós, que vão trazer as crianças, terão seu momento especial, também para definição da participação das crianças no programa de Natal e depois estarão junto das crianças no lanche e encerramento.


CONGRESSO ESPORTIVO DE JOVENS
Neste ano de 2023 os congressos foram divididos em congresso Cultural, que ocorreu em maio, com teatro, palestras, danças, músicas, esquetes. No dia 18 e 19 de novembro será o congresso esportivo, com vôlei, futebol, tênis de mesa e knips. O congresso será na congregação “Da Cruz” do bairro Petrópolis. As inscrições devem ser feitas até o dia 12/11.

AGENDA DA SEMANA

12/11Dom10h00Culto e EBI
 Dom12h00Reunião dos Recepcionistas
 Dom17h00Reunião dos Jovens
 Dom19h00Culto
13/11Seg19h30Reunião paradecoração natalina do Templo
14/11Ter08h00Reunião dos pastores da CELC
 Ter14h30Reunião do Departamento de Servas
 Ter19h30DIPA – Reunião de presidentes e tesoureiros
15/11Qua——Feriado Nacional – Proclamação da República
16/11Qui14h30Chá e Café do Grupo de Idosos
 Qui19h30Ensaio do Coro Misto
17/11Sex19h30Estudo Bíblico (Facebook e Youtube)
18/11Sab08h00DIPA-JELB – Congresso na Petrópolis (até 19)
 Sab15h00EBI – Tarde Especial das Crianças
 Sab18h00Confraternização dos professores da EBI e famílias
19/11Dom09h00LSLB – Encontro interdistrital de servas em Guaíba
 Dom10h00Culto e EBI
 Dom19h00Culto

MATRÍCULAS ABERTAS NO COLÉGIO CONCÓRDIA
O colégio Concórdia realizou no dia 08 de novembro sua Mostra Artística no teatro do CIEE (conforme foto ao lado). Momento muito belo e expressivo. Aproveitamos para informar que as matrículas do colégio está abertas. Um dos diferenciais é o exercício integral da Capelania, com a presença da Palavra de Deus! Telefone e WhatsApp = 51-4009-9090

ENCONTRO INTERDISTRITAL DE SERVAS
Será no dia 19/11, na congregação São João Batista, em Guaíba, RS. Algumas senhoras de nossa Comunidade já estão inscritas. Interessadas entrem em contato!

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

12-11: ELIZABETH MOLINA LEONHARDT, CLAUDETE HAUSCHILD JANSEN, EDUARDA PETZOLD RODRIGUES, CLÁUDIA REGINA LUEDKE, THEODORO SAURESSIG HACKNER, ETHIELE WEBER, ELLEN FABER.

13-11: ALEX ALCANTARA RODRIGUES, VITOR LOBATO BAZZO, MARIANNE SILVA SCHAEFFER.

14-11: MARCOS LEOPOLDO GUARIENTI, BEATRIZ ELIZABETH GRÄTSCH BUKIEWICZ, PEDRO MOREM BERTINI, RAFAEL VELHO RANQUETAT.

15-11: LUCIANA REHFELDT, MARIO WUNSCH, LEVI ALBERTO KARG, GUILHERME BITCHERIENE.

16-11: GRETE MARTA KUCHENBECKER, AURORA STEIGLEBER ALMINHANA, DARCILMA ELIZABETH HAEBERLIN MODEL, PAULO ROBERTO DA SILVA, ALICE MARIMON SANTOS, LILI STRELOW SCHROEDER.

17-11: EDGAR HENKE.

18-11: TÉO HENRIQUE NIED, MURILO ROSA BRAGA, HERTON EGLER, EDSON RODRIGO DOS SANTOS, GABRIELE ACOSTA VERGANI, LÍVIA LUCINA FERREIRA ALBANUS, GUILHERME HRUBY DE ALMEIDA, BERNARDO RAIZER JUNGBLUT, DANIEL FERNANDES VASQUES.

19-11: TÂNIA TEREZINHA BENDER, ROBERTO CARLOS FERNANDES, LETÍCIA SAUL GIUDICI, INGRID MÜLLER.

Share your love
Evelin Cotta
Evelin Cotta
Artigos: 127