Boletim da celc/poa – Janeiro/24 – 14

         

14 de janeiro de 2024

O Mistério de Cristo, revelado (Efésios 3.1-7)

“Haja Luz! E houve luz!” (Gênesis 1.3). Este é o resumo do primeiro dia da criação. E Deus fez separação entre a luz e as trevas. No Novo Testamento o apóstolo João comentou e explicou a criação, conforme o relato de Gênesis 1. Destacou dois pontos importantes: 1º) Tudo o que existe foi criado por intermédia da Palavra (o Verbo), e que a Palavra se tornou um ser humano (Jesus) que habitou entre nós. E nós vimos a sua glória, concluiu o apóstolo João (João 1.3 e 14). 2º) Jesus é a luz dos homens (João 1.4) que dissipa as trevas e ilumina toda a humanidade (João 1.9).

         E para que Jesus (a Luz) iluminasse todas as pessoas, Deus colocou em ação o seu projeto. Seu Filho Unigênito assumiu a natureza humana, nascendo de Maria e, como substituto de todos os seres humanos, cumpriu a Lei de Deus e pagou pela culpa e pela desobediência de todas as pessoas com seu sofrimento e morte de cruz. Assim Deus fez justiça. Castigou um em lugar de todos. Ou então, castigou os pecados de todos em um só. E isto tem valor para todos, sem distinções.

         Desde o Antigo Testamento Deus anunciou que o Messias seria Luz para todos os povos. Isaías 49.6 descreve o que o Pai falou ao Filho: “Farei também com que você seja uma luz para os gentios, para que você seja a minha salvação até os confins da terra”. E quando os magos do Oriente chegaram a Belém, guiados pela estrela, ficou claro que a Luz é para todos os povos. E este é o mistério de Cristo que, segundo as palavras de Paulo aos Efésios, agora foi revelado, ou seja: “O mistério é que os gentios são coerdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho” (Efésios 3.9). O apóstolo Pedro também compreendeu isso e afirmou: “Deus não trata as pessoas com parcialidade; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo, lhe é aceitável” (Atos 10.34). E o apóstolo João, na visão do Apocalipse (7.9) viu que os salvos, diante do trono de Deus, eram “de todas as nações, tribos, povos e línguas”.         

“A luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz” disse Jesus (João 3.19). As trevas do pecado separam os seres humanos e as nações, que se odeiam. Jesus, a Luz, atrai as pessoas, formando novamente um povo, a comunhão de todos os santos. Mas as pessoas precisam ser guiadas até Jesus, não mais pela luz de estrelas, mas pela luz da Palavra (Salmo 119.105). E Jesus deixou um desafio para todos os cristãos: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos outros…” (Mateus 5.16).

(Resumo da Mensagem do Pr. Reinaldo M. Lüdke em 07.01.2024)

ACONTECE EM NOSSA COMUNIDADE/DISTRITO/IELB

NOVA TEMÁTICA IELB – 2024

No culto do último domingo, dia 07 de janeiro, foi apresentada a temática da IELB para o ano de 2024, orientada pelo mesmo texto bíblico de Colossenses 2.6-7: “Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, estando enraizados e edificados nele, e confirmados na fé, como foi ensinado a vocês, crescendo em ação de graças”.

       Em 2023 a ênfase esteve nas palavras “Enraizados em Cristo”. Já em 2024 a ênfase estará nas palavras “Confirmados na Fé Em Cristo”, conforme o cartaz. São palavras que também nortearão nosso trabalho aqui na Comunidade Cristo.

BÊNÇÃO MATRIMONIAL NA CELC

Receberam a bênção matrimonial:

1 – Gustavo Figueiro Einloft (filho de Geraldo e Janice Einloft) e Renata Sperotto Ferreira (filha de Edson Ferreira e Eliana Sperotto), no dia 22 de dezembro de 2023.

2 – Paulo Dora Pinto (filho de João Batista Pinto Jr (em memória) e Carmen Dora Pinto) e Karin Lange (filha de Frederico Lange (em memória) e Rosemarie K. Lange), no dia 07 de janeiro de 2024.

Votos de ricas bênçãos de Deus aos casais!

      

ESTUDOS BÍBLICOS PELO YOUTUBE E FACEBOOK
Os estudos bíblicos continuam normalmente neste mês de janeiro. Semanalmente, nas sextas-feiras é publicado um novo estudo nas redes sociais. Neste mês de janeiro estamos refletindo sobre fatos que aconteceram após o nascimento de Jesus, até o início de sua missão terrena. O estudo dessa semana é sobre a fuga de José e Maria com o Menino Jesus, para o Egito. Acompanhem!


ACONTECErá EM NOSSA COMUNIDADE/ DISTRITO/ IELB


CULTOS EM JANEIRO E FEVEREIRO – ATENÇÃO!
Conforme decisão da Comunidade Cristo em seu planejamento anual, nos meses de janeiro e fevereiro, por ser período de férias, os cultos semanais serão celebrados aos domingos às 10h e nas segundas-feiras às 20h. A partir de março retornaremos aos horários dominicais de 10h e 19h.


REUNIÃO DE SEGURANÇA DO 4º DISTRITO
Este evento, sob a organização do nosso irmão, Vereador Ramiro Rosário, acontecerá no Lar da nossa Comunidade no dia 25 de janeiro às 19h, com a presença do 9º BPM, 11º BPM, Ministério Público e Prefeitura de Porto Alegre. O foco da reunião estará em Segurança Pública no 4º Distrito, onde nossa Comunidade está inserida. Participem!


DATAS EM DESTAQUE EM JANEIRO

O mês de janeiro destaca dois importantes eventos na IELB, um estadual e o outro, nacional:

Congresso da JELG (Juventude Evangélica Luterana Gaúcha), nesses dias 11 a 14 de janeiro, no Seminário Concórdia, reunindo jovens de todo o Estado. Pr. Nikolas e um grupo de jovens estão participando.

Congresso da LSLB (Liga de Servas Luteranas do Brasil), nos dias 21 a 25 de janeiro, em Aracruz, ES, sob o tema: “De geração em geração”, baseado no Salmo 100. Que o bom Deus abençoe estes importantes eventos.

NOTÍCIAS DO DAS

O Brechó do nosso Departamento de Ação Social (DAS) estará fechado durante o mês de janeiro. Reabrirá no dia 1º de fevereiro. Porém a “ação social” não está parada. Você pode continuar trazendo suas doações, pois a equipe do DAS está atenta às mais diferentes necessidades.

AGENDA DA SEMANA

14/01Dom10h00Culto
15/01Seg20h00Culto
17/01Qua19h30Instrução de Adultos
19/01Sex19h30Estudo Bíblico pelo Facebook e Youtube
21/01Dom10h00Culto
21/01Seg20h00Culto

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

14-01:FERNANDA NIED, WILIAM FENSTERSEIFER, UDO GUENTER BUKIEWICZ, RITA DE CASSIA SILVA MARTINS SCHMELZER, CAROLINE ADRIANA POISL, LUANA JARDIM LOBO, PEDRO LUIS BASTOS SEVERO.

15-01:MARGARETH KÜHN FETT, GABRIEL SOUZA DA SILVA, LUCIANO LOHMANN CERVA, PAULO DITHMER DA SILVA, VOLNEI SCHMIDT.

16-01:FELIPE LUIZ BENDER, LUCCA RAFFAELLI PAULIN, GABRIELA WAHL ARÚS, LOUISE SONNTAG CARDOSO, JULIANO NUNES TABBAL, VINICIUS GOULART VITT, JÚLIA LOHMANN MACHADO.

17-01:ROLF DIETER STEYER, ERIK DALKE TEODOROWITSCH, ALAN DALKE TEODOROWITSCH, MARCOS EGON ROCKSTROH, CARLA PUTZ, WILNEI EDSON ALVES.

18-01:IZABEL KING JECK, GUILHERME KAMISKI PINTO, BENTO HAEBERLIN ÁLVARES DA SILVA, SÔNIA RUSCHE, MARLENE ELISABETE GRUB, NICOLE SCHNEIDER SCHEIDT, MARIANA JECK GOMES.

19-01:JAN LUCAS SILVEIRA CYPRIANO DE SOUZA, ANNA CAROLYNA GÖRGEN HERVELLA, ELTA MEYER NEUBERT.

20-01:ANDRÉ LUIS RIBEIRO RAUGUST, IONE INES CAMPOS DE GODOY, ESTER SONNTAG WIEBBELLING, RAFAELA LANGELOH DOBRINSKY.

21-01:GABRIELA WOLFFENBUTTEL, KAREN RUSCHER DALKE TEODOROWITSCH, JONAS FENSTERSEIFER, LISANDRA NIED, MARIA LEONICE BASTOS ALMEIDA, VICTOR RAFAEL WEIDLE VUADEN.

Share your love
Evelin Cotta
Evelin Cotta
Artigos: 118