Boletim da celc/poa – Janeiro/24 – 07

         

07 de janeiro de 2024

Orientações de Deus para o novo ano (Isaías 30.1-18)

A Bíblia registra muitos fatos, envolvendo pessoas, comunidades e até nações. E através destes fatos, a partir das ações e reações das pessoas, e principalmente a partir do que Deus falou, nós somos ensinados, corrigidos, educados e orientados. O apóstolo Paulo lembra que “tudo o que no passado foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15.4). Também ao profeta Isaías Deus ordenou: “Agora vá e escreva isso numa tabuinha diante deles, escreva-o num livro para que fique registrado para os dias vindouros, para sempre, perpetuamente” (Is 30.8). Vamos entender a ordem de Deus ao profeta.

Isaías viveu em torno do ano 750 antes de Cristo. E já haviam se passado quase 700 anos desde que Israel foi libertado da escravidão egípcia. Nos dias de Isaías, Jerusalém vivia sob a ameaça do poderoso exército da Assíria. O que fazer? As autoridades políticas e religiosas tomaram uma decisão: Fazer uma aliança com o Egito e buscar a ajuda deles. Ninguém consultou a Deus. Ninguém foi falar com o profeta.

Mas Deus falou ao povo através do profeta: “Ai dos filhos rebeldes, que executam planos que não procedem de mim e fazem aliança sem consultar o meu Espírito… Eles descem ao Egito sem me consultar, buscando refúgio em Faraó. Mas o refúgio de Faraó se transformará em vergonha para vocês” (Is 30.1-3). Os embaixadores de Jerusalém já estavam atravessando o deserto, levando riquezas e tesouros, tentando assim “comprar” a ajuda e o favor do Egito.

Onde estava o problema? Deus falou: “Este é um povo rebelde, filhos que não querem ouvir a lei do Senhor. Eles dizem aos profetas: Não profetizem para nós o que é reto, digam-nos coisas agradáveis, profetizem ilusões” (Is 30.9-10). Os habitantes de Jerusalém desprezaram a palavra de Deus. Não quiseram mais ouvir. Também vivemos um tempo em que o ser humano só gosta de ouvir coisas agradáveis, mesmo que sejam ilusórias. Investe suas energias e tesouros naquilo que não pode lhe ajudar.

Cabe a pergunta: Onde buscamos ajuda? Onde investimos nossas forças e nossos tesouros? Deus faz parte dos nossos planos para o novo ano? Deus foi paciente com os habitantes de Jerusalém e através do profeta mandou dizer: “Na conversão e no descanso está a salvação de vocês; na tranquilidade e na confiança reside a força de vocês” (Isaías 30.15). Aí está a dica, um lema para o novo ano. No voltar-se para Deus, numa relação tranquila e de confiança em suas promessas, aí está a salvação e a força do povo de Deus. Feliz 2024!

(Resumo da Mensagem do Pr. Reinaldo M. Lüdke em 31.12.2023)

ACONTECE EM NOSSA COMUNIDADE/DISTRITO/IELB

Neste dia 06 de janeiro, dentro do calendário litúrgico da igreja cristã, lembramos novamente a Epifania do Senhor Jesus. O evento em destaque é a visita dos magos que, saindo do oriente, provavelmente da Pérsia, chegaram a Jerusalém, com o propósito de adorar o “recém-nascido, rei dos judeus” (Mateus 2.2). Não temos muitas informações sobre os magos. Eram, provavelmente, estudiosos dos astros e que, a partir do movimento e da posição dos astros, procuravam orientar reis e autoridades sobre fatos importantes e sobre momentos oportunos para as diferentes ações. Assim devem ter identificado esta estrela especial que os levou até Jerusalém. Acredita-se que, de uma ou outra forma, ficaram sabendo das profecias do Antigo Testamento a respeito do Messias, do futuro “rei dos judeus”. Orientados pelas autoridades de Israel, se dirigiram a Belém, ocasião em que a estrela apareceu novamente e os guiou até a casa onde estava o Menino (Mateus 2.9). Mas a pergunta principal sobre a visita dos magos é esta: Qual é o propósito? O que Deus quis mostrar ao mundo?

       A visita dos magos foi o 1º contato de povos, fora de Israel, com Jesus. Ele foi profetizado no Antigo Testamento como “luz para todos os povos” e a “salvação de Deus até os confins da terra” (Isaías 49.6). O Menino Jesus, que já havia sido visitado e adorado por trabalhadores do campo, agora também foi visitado e adorado por funcionários de palácios reais. Ele veio para todos independente da raça, cultura ou língua. Ele foi e está sendo revelado a todos, para que “todo o que Nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).

       E quando o apóstolo João, na visão do Apocalipse, viu os salvos no céu, ele constatou que eles eram “de todas as nações, tribos, povos e línguas” (Apocalipse 7.9). Porém, o ser humano precisa ser “guiado até Jesus”. Os magos chegaram guiados pela luz da estrela. Assim, também hoje, as pessoas precisam ser guiadas pela luz da palavra de Deus, que é “Lâmpada para os pés e luz para os caminhos” (Salmo 119.109). É pelo ensino da palavra de Deus e pelo constante testemunho dos cristãos que Jesus continuará sendo revelado às pessoas.Abençoado tempo de Epifania!


ACONTECErá EM NOSSA COMUNIDADE/ DISTRITO/ IELB


CULTOS EM JANEIRO E FEVEREIRO – ATENÇÃO!
Conforme decisão da Comunidade Cristo em seu planejamento anual, nos meses de janeiro e fevereiro, por ser período de férias, os cultos semanais serão celebrados aos domingos às 10h e nas segundas-feiras às 20h. A partir de março retornaremos aos horários dominicais de 10h e 19h.


FÉRIAS DO PASTOR ISMAR e NIKOLAS
Os pastores Ismar e Nikolas estarão de férias em alguns dias de janeiro. Haverá intervalos em especial devido ao congresso da JELG que o pastor Nikolas participará e acompanhará os jovens. Já o pastor Ismar, como Conselheiro Nacional da LSLB, organiza e participa desse encontro. As datas destes congressos estão nos destaques a seguir. Os pastores Reinaldo e Vili estarão atendendo nesse período!


DATAS EM DESTAQUE EM JANEIRO E FEVEREIRO

Além dos cultos aos domingos às 10h e nas segundas às 20h, continuaremos publicando os estudos bíblicos nas sextas-feiras. Também informamos que:

– Há Curso de Diaconia em Música no Seminário Concórdia nos dias 02, 06, 07 e 12 de janeiro (aulas online). Interessados podem entrar em contato. Informações no site do Seminário!

Congresso da JELG (Juventude Evangélica Luterana Gaúcha), nos dias 11 a 14 de janeiro, no Seminário Concórdia.

Congresso da LSLB (Liga de Servas Luteranas do Brasil), nos dias 21 a 25 de janeiro, em Guarapari, ES, sob o tema: De geração em geração, baseado no Salmo 100.

NOTÍCIAS DO DAS

O Brechó do nosso Departamento de Ação Social (DAS) estará fechado durante o mês de janeiro. Reabrirá no dia 1º de fevereiro. Porém a “ação social” não está parada. Você pode continuar trazendo suas doações, pois a equipe do DAS está atenta às mais diferentes necessidades.

AGENDA DA SEMANA

07/01Dom10h00Culto
08/01Seg20h00Culto
10/01Qua09h30DAS – Cestas Básicas na Vila Farrapos
10/01Qua19h30Instrução de Adultos
12/02Sex19h30Estudo Bíblico pelo Facebook e Youtube
14/02Dom10h00Culto
15/02Seg20h00Culto

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

07-01: JÚLIA VITTORAZZI CORALDI, CAMILA SANTOS DE ANDRADE MACHADO, FABIANO ALBERTO BUZZETTO, ANA MARTA CAVALHEIRO KERBER, JORGE FAUSTO LEÃO FILHO, MARTIN RENATO BISCHOFF, SÉRGIO LUTZ.

08-01: LÉO RODRIGUES ARTMANN, ALEXANDRA RUSCHE, MARIA GABRIELA BASTOS REGINATO, EDGAR HENRIQUE AULER, FÁBIO ALEXANDRO AULER, FELIPE FAUSTINO RAUGUST.

09-01: RENATO BENDER, RITA REJANE LUEDKE, TAMARA SCHÜLER CAMPELO, ANDRÉ RICARDO JUBIN.

10-01: ROBERTO AMARAL RIBEIRO, FABIANE DE SOUZA SALATTI, YASMIN KUCHENBECKER SEIBERT.

11-01: SÉRGIO CARDOSO VITT, CAMILA SKALEI.

12-01: TATIANA BENDER CARNEIRO, FRANCINI MARIANI LEUCK, EZEMIR DE JESUS COELHO .

13-01: ADOLFO VALDIR DONNER, PAULO ROBERTO ELGERT, MARCIO H BRUFATTO.

14-01: RITA DE CASSIA SILVA MARTINS SCHMELZER, FERNANDA NIED, WILIAM FENSTERSEIFER, CAROLINE ADRIANA POISL, LUANA JARDIM LOBO, PEDRO LUIS BASTOS SEVERO, UDO GUENTER BUKIEWICZ.

Share your love
Evelin Cotta
Evelin Cotta
Artigos: 118