07 de janeiro de 2024
Orientações de Deus para o novo ano (Isaías 30.1-18)
A Bíblia registra muitos fatos, envolvendo pessoas, comunidades e até nações. E através destes fatos, a partir das ações e reações das pessoas, e principalmente a partir do que Deus falou, nós somos ensinados, corrigidos, educados e orientados. O apóstolo Paulo lembra que “tudo o que no passado foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15.4). Também ao profeta Isaías Deus ordenou: “Agora vá e escreva isso numa tabuinha diante deles, escreva-o num livro para que fique registrado para os dias vindouros, para sempre, perpetuamente” (Is 30.8). Vamos entender a ordem de Deus ao profeta.
Isaías viveu em torno do ano 750 antes de Cristo. E já haviam se passado quase 700 anos desde que Israel foi libertado da escravidão egípcia. Nos dias de Isaías, Jerusalém vivia sob a ameaça do poderoso exército da Assíria. O que fazer? As autoridades políticas e religiosas tomaram uma decisão: Fazer uma aliança com o Egito e buscar a ajuda deles. Ninguém consultou a Deus. Ninguém foi falar com o profeta.
Mas Deus falou ao povo através do profeta: “Ai dos filhos rebeldes, que executam planos que não procedem de mim e fazem aliança sem consultar o meu Espírito… Eles descem ao Egito sem me consultar, buscando refúgio em Faraó. Mas o refúgio de Faraó se transformará em vergonha para vocês” (Is 30.1-3). Os embaixadores de Jerusalém já estavam atravessando o deserto, levando riquezas e tesouros, tentando assim “comprar” a ajuda e o favor do Egito.
Onde estava o problema? Deus falou: “Este é um povo rebelde, filhos que não querem ouvir a lei do Senhor. Eles dizem aos profetas: Não profetizem para nós o que é reto, digam-nos coisas agradáveis, profetizem ilusões” (Is 30.9-10). Os habitantes de Jerusalém desprezaram a palavra de Deus. Não quiseram mais ouvir. Também vivemos um tempo em que o ser humano só gosta de ouvir coisas agradáveis, mesmo que sejam ilusórias. Investe suas energias e tesouros naquilo que não pode lhe ajudar.
Cabe a pergunta: Onde buscamos ajuda? Onde investimos nossas forças e nossos tesouros? Deus faz parte dos nossos planos para o novo ano? Deus foi paciente com os habitantes de Jerusalém e através do profeta mandou dizer: “Na conversão e no descanso está a salvação de vocês; na tranquilidade e na confiança reside a força de vocês” (Isaías 30.15). Aí está a dica, um lema para o novo ano. No voltar-se para Deus, numa relação tranquila e de confiança em suas promessas, aí está a salvação e a força do povo de Deus. Feliz 2024!
(Resumo da Mensagem do Pr. Reinaldo M. Lüdke em 31.12.2023)
ACONTECE EM NOSSA COMUNIDADE/DISTRITO/IELB
Neste dia 06 de janeiro, dentro do calendário litúrgico da igreja cristã, lembramos novamente a Epifania do Senhor Jesus. O evento em destaque é a visita dos magos que, saindo do oriente, provavelmente da Pérsia, chegaram a Jerusalém, com o propósito de adorar o “recém-nascido, rei dos judeus” (Mateus 2.2). Não temos muitas informações sobre os magos. Eram, provavelmente, estudiosos dos astros e que, a partir do movimento e da posição dos astros, procuravam orientar reis e autoridades sobre fatos importantes e sobre momentos oportunos para as diferentes ações. Assim devem ter identificado esta estrela especial que os levou até Jerusalém. Acredita-se que, de uma ou outra forma, ficaram sabendo das profecias do Antigo Testamento a respeito do Messias, do futuro “rei dos judeus”. Orientados pelas autoridades de Israel, se dirigiram a Belém, ocasião em que a estrela apareceu novamente e os guiou até a casa onde estava o Menino (Mateus 2.9). Mas a pergunta principal sobre a visita dos magos é esta: Qual é o propósito? O que Deus quis mostrar ao mundo?
A visita dos magos foi o 1º contato de povos, fora de Israel, com Jesus. Ele foi profetizado no Antigo Testamento como “luz para todos os povos” e a “salvação de Deus até os confins da terra” (Isaías 49.6). O Menino Jesus, que já havia sido visitado e adorado por trabalhadores do campo, agora também foi visitado e adorado por funcionários de palácios reais. Ele veio para todos independente da raça, cultura ou língua. Ele foi e está sendo revelado a todos, para que “todo o que Nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).
E quando o apóstolo João, na visão do Apocalipse, viu os salvos no céu, ele constatou que eles eram “de todas as nações, tribos, povos e línguas” (Apocalipse 7.9). Porém, o ser humano precisa ser “guiado até Jesus”. Os magos chegaram guiados pela luz da estrela. Assim, também hoje, as pessoas precisam ser guiadas pela luz da palavra de Deus, que é “Lâmpada para os pés e luz para os caminhos” (Salmo 119.109). É pelo ensino da palavra de Deus e pelo constante testemunho dos cristãos que Jesus continuará sendo revelado às pessoas.Abençoado tempo de Epifania!
ACONTECErá EM NOSSA COMUNIDADE/ DISTRITO/ IELB
CULTOS EM JANEIRO E FEVEREIRO – ATENÇÃO!
Conforme decisão da Comunidade Cristo em seu planejamento anual, nos meses de janeiro e fevereiro, por ser período de férias, os cultos semanais serão celebrados aos domingos às 10h e nas segundas-feiras às 20h. A partir de março retornaremos aos horários dominicais de 10h e 19h.
FÉRIAS DO PASTOR ISMAR e NIKOLAS
Os pastores Ismar e Nikolas estarão de férias em alguns dias de janeiro. Haverá intervalos em especial devido ao congresso da JELG que o pastor Nikolas participará e acompanhará os jovens. Já o pastor Ismar, como Conselheiro Nacional da LSLB, organiza e participa desse encontro. As datas destes congressos estão nos destaques a seguir. Os pastores Reinaldo e Vili estarão atendendo nesse período!
DATAS EM DESTAQUE EM JANEIRO E FEVEREIRO
Além dos cultos aos domingos às 10h e nas segundas às 20h, continuaremos publicando os estudos bíblicos nas sextas-feiras. Também informamos que:
– Há Curso de Diaconia em Música no Seminário Concórdia nos dias 02, 06, 07 e 12 de janeiro (aulas online). Interessados podem entrar em contato. Informações no site do Seminário!
– Congresso da JELG (Juventude Evangélica Luterana Gaúcha), nos dias 11 a 14 de janeiro, no Seminário Concórdia.
– Congresso da LSLB (Liga de Servas Luteranas do Brasil), nos dias 21 a 25 de janeiro, em Guarapari, ES, sob o tema: De geração em geração, baseado no Salmo 100.
NOTÍCIAS DO DAS
O Brechó do nosso Departamento de Ação Social (DAS) estará fechado durante o mês de janeiro. Reabrirá no dia 1º de fevereiro. Porém a “ação social” não está parada. Você pode continuar trazendo suas doações, pois a equipe do DAS está atenta às mais diferentes necessidades.
AGENDA DA SEMANA
07/01 | Dom | 10h00 | Culto |
08/01 | Seg | 20h00 | Culto |
10/01 | Qua | 09h30 | DAS – Cestas Básicas na Vila Farrapos |
10/01 | Qua | 19h30 | Instrução de Adultos |
12/02 | Sex | 19h30 | Estudo Bíblico pelo Facebook e Youtube |
14/02 | Dom | 10h00 | Culto |
15/02 | Seg | 20h00 | Culto |
ANIVERSARIANTES DA SEMANA
07-01: JÚLIA VITTORAZZI CORALDI, CAMILA SANTOS DE ANDRADE MACHADO, FABIANO ALBERTO BUZZETTO, ANA MARTA CAVALHEIRO KERBER, JORGE FAUSTO LEÃO FILHO, MARTIN RENATO BISCHOFF, SÉRGIO LUTZ.
08-01: LÉO RODRIGUES ARTMANN, ALEXANDRA RUSCHE, MARIA GABRIELA BASTOS REGINATO, EDGAR HENRIQUE AULER, FÁBIO ALEXANDRO AULER, FELIPE FAUSTINO RAUGUST.
09-01: RENATO BENDER, RITA REJANE LUEDKE, TAMARA SCHÜLER CAMPELO, ANDRÉ RICARDO JUBIN.
10-01: ROBERTO AMARAL RIBEIRO, FABIANE DE SOUZA SALATTI, YASMIN KUCHENBECKER SEIBERT.
11-01: SÉRGIO CARDOSO VITT, CAMILA SKALEI.
12-01: TATIANA BENDER CARNEIRO, FRANCINI MARIANI LEUCK, EZEMIR DE JESUS COELHO .
13-01: ADOLFO VALDIR DONNER, PAULO ROBERTO ELGERT, MARCIO H BRUFATTO.
14-01: RITA DE CASSIA SILVA MARTINS SCHMELZER, FERNANDA NIED, WILIAM FENSTERSEIFER, CAROLINE ADRIANA POISL, LUANA JARDIM LOBO, PEDRO LUIS BASTOS SEVERO, UDO GUENTER BUKIEWICZ.