Boletim da celc/poa – Outubro – 22

         

22 de outubro

Alegria – Moderação – Ansiedade… PERTO ESTÁ O SENHOR   – Fp 4.4-13

Para que a Palavra de Deus que o

uvimos (ou lemos) não fique sem proveito (bênçãos), necessitamos de atenção e fé. (Hb 4.2)

O apóstolo Paulo destaca:

  1. Alegrai-vos sempre no Senhor (v. 4)

A ênfase está EM DEUS; alegra-se em Deus, e não focar nas diversões mundanas ou nos prazeres carnais pecaminosos. Destes devemos manter distância. Leia Tiago 4.4-10.

Alegria no Senhor? – “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor” – “A alegria do SENHOR é a vossa força”. “Vinde, cantemos ao SENHOR com alegria.” – “Exulta, ó justos no SENHOR.”  É a alegria da fé em Cristo Jesus.

  • Seja a vossa moderação conhecida diante de todos (v. 5)

Moderação: controle, sensatez, bom senso, prudência no falar, nas atitudes, no comer e beber, ao vestir-se, etc …

Moderação: Ser amáveis, compreensivos, atenciosos ….

  • Perto está o Senhor (v. 5)

Ele está perto da nossa alegria, das nossas escolhas e decisões, da nossa moderação e amabilidade, dos nossos descuidos e rebeliões. Perto para encorajar, repreender e    corrigir. “Perto está o SENHOR  de todos os que o invocam em verdade.” – “Eis que estou convosco todos os dias …”

Perto (muito perto!) está o retorno de Cristo, Sua derradeira vinda não tarda. “Vigiai e orai, porque não sabeis o dia e a hora.” – “Vem, Senhor Jesus!” – “Erguei as  vossas cabeças porque a vossa redenção está perto.” (Lc 21.28).

  • Não andeis ansiosos.   A ansiedade existe. Solução? “Sejam conhecidas as vossas petições diante de Deus. “Seus ouvidos estão atentos.”
  • Concluindo – Não esquecer:

“Irmãos … ocupem mente e coração, tempo e oportunidades com tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama” (v.8).

Na humilhação, nos apertos (fome, doença …) aprendi a viver contente (vv. 11, 12).

“Tudo posso Naquele que me fortalece.” Com Cristo, que nos ama e salva, somos mais do que vencedores. “Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (1Jo 5.4)

PERTO ESTÁ O SENHOR! (se aproxima em amor e por misericórdia). AMÉM!

Resumo do sermão dodia 15.10.2023, proclamado pelo pastor Vili Redel

ACONTECEU EM NOSSA COMUNIDADE/DISTRITO/IELB

REUNIÃO DO DEPARTAMANTO DA FAMÍLIA
Abaixo está a foto, registrando o encontro do Departamento da Família do dia 15 de outubro. Discorremos sobre informações bíblicas que esclarecem nomenclaturas e situações atuais ao redor de Israel, Faixa de Gaza, etc. Também refletimos sobre as lutas perto de nós e dentro de nós! Cada família trouxe um salgado ou doce, e posteriormente, compartilhamos em comunhão. Belo momento para criar e fortalecer amizades.


DEPARTAMENTO DOS IDOSOS –TERCEIRA IDADE
No dia 19 de outubro aconteceu mais um Encontro dos Idosos, numa reflexão sobre o Valor da Vida, canções de louvor e orientações de saúde e atividades para terceira idade. Chá, Café, tortas, doces e salgados marcaram o momento de integração e amizade cristã.

REUNIÃO DOS JOVENS E AVISOS SOBRE CONGRESSO  ESPORTIVO
No dia 15 de outubro os jovens se reunirammais uma vez. Informamos a Comunidade em geral que, nos dias 18 e 19 de novembro, acontecerá o Congresso Esportivo dos jovens, que será acontecerá junto a congregação Da Cruz do bairro Petrópolis. Deus abençoe a nossa querida UJC.

REFORMAS NO GINÁSIO
Comunicamos que há reformas sendo feitas, envolvendo a Comunidade e a COOPEEB (Colégio Concórdia):Uma das ações está ocorrendo no telhado e no forro do ginásio localizadono quarto andar do colégio. Foi também colocada uma plataforma de acessibilidade, próxima ao playground infantil.


AGENDA DA SEMANA

22/10 Dom   10h00      Culto – EBI (crianças)

Dom   13h30       Encontro de Confirmandos

Dom  17h00        Jovens (UJC).

Dom  19h00      Culto

24/10 Ter    08h00       Reunião de Pastores da CELC

Ter    14h30      Departamento das Servas

25/10 Qua    19h30      Instrução de Confirmandos do 1º e 2º  Anos

26/10      Qui 19h30   Ensaio do Coro Misto

27/10      Sex  19h30   Estudo Bíblico on-line (Facebook e YouTube)

29/10     Dom   10h00      Culto – EBI (participação da banda e coral)

Dom   17h00       Reunião dos Jovens

                Dom   19h00       Culto

ACONTECERÁ EM NOSSA COMUNIDADE/ DISTRITO/ IELB


ENCONTRO DISTRITAL DE CONFIRMANDOS
Visando proporcionar aos adolescentes uma vivência distrital, e maior conhecimento da realidade da IELB, além de desenvolver amizades, iremos realizar, o segundo encontro distrital de confirmandos, no dia 22 de outubro, a partir das 13h30, nas dependências da congregação São João Batista em Guaíba, RS.


CELEBRAÇÕES DA REFORMA
No dia 31/10 celebra-se os 506 anos da Reforma Luterana. Em nossa Comunidade celebraremos essa data no culto do dia 29/10, às 10h, com a participação do coral de nossa Comunidade. Também será celebrado um culto distrital na congregação Concórdia, na terça-feira, dia 31/10, com a pregação do professor do Seminário Concórdia: Dr. Clóvis Prunzel. 


DEVOCIONÁRIOS
Muito importante que todos tenham, e, especialmente, que leiam as devoções diárias que nossa Igreja oferece. Comunicamos que estão disponíveis o “Cinco Minutos com Jesus” e o “Castelo Forte”; livros especiais que possuem uma reflexão para cada dia do ano. É igualmente um excelente presente para colegas, familiares, amigos em geral. Na Comunidade estamos vendendo pelo custo de R$ 30,00. Pode também ser adquirido diretamente pelo site da Editora Concórdia ou na loja física


ALGUMAS DATAS EM DESTAQUE PARA O FINAL DE ANO
Apesar de eventualmente sofrerem alguma alteração, divulgamos aqui alguns destaques em teremos de atividades neste final de ano:

– 29/10: Culto da Reforma Luterana em nossa Comunidade: 10h.

– 31/10: Culto Distrital da Reforma Luterana na CEL Concórdia: 20h

– 02/11: Culto/Devocional na capela do Cemitério Luterano: 10h.

– 11/11: Culto 55 anos da AELCA – Rua Gel Salvador Pinheiro, 799 – POA.

– 18 e 19/11: Congresso Esportivo do DIPA na CEL Petrópolis-POA.

– 26/11: Festival Distrital de Advento na Comunidade Cristo: 19h.

– 28/11: 4° CODIPA (Conselho Distrital), às 19h30.

– 03/12: Culto de celebração dos 121 anos da CEL Cristo: 10h.

– 03/12: Almoço comemorativo aos 121 anos da CEL Cristo.

– 10/12: Assembleia Ordinária com eleição da nova diretoria.

– 12/12: Reunião de fechamento do calendário 2024.

– 16/12: Programa de Natal às 20h. – 24/12: Programa de Natal às 19h.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

22-10: ENZO TSCHOEPKE AULER, GUILHERME DE BARROS ESPÍNDOLA, WALDEMAR RUDI DONNER, MATTEO BONI, LUIS FERNANDO ELGERT, ENZO HEBRIQUE STEFANI GOMES, VINÍCIUS LIMA PORTELA.

23-10: MATHEUS VEDOY SILVA, BENJAMIM PERALTA JANDREY, MARCOS HENRIQUE VOLPATO DE MORAES, CREUZA COIMBRA WINTERLE.

24-10: CARLOS SCHRIEVER.

25-10: CAETANO KAMINSKI EUZÉBIO, GUSTAVO BASTOS BUZZETTO, FLÁVIO ÜCKER, LEANDRO VON MÜHLEN, ADELAIDE MERTENS, FLÁVIA RIBEIRO BRASIL, TÂNIA MARIA BITCHERIENE ÂNGELO, CLÁUDIO L FERREIRA LEITE.

26-10: ERNA LÜDKE ERBERT, LUTERO HICKEL.

27-10: MÔNICA RAFAELA MÜLLER VASCONCELOS, NELSILINA PYDD TEIXEIRA, NESTOR FUCHS, SELMA VITT SALINEZ, IZABEL CRISTINA LIMA DE FARIAS, EDUARDO FERLAUTO LUEDKE, NEIVA ELIANE HERMANN SARATT.

28-10: CLÁUDIO ALBERTO ZINN, RAFAEL AUGUSTO BENDER.

29-10: HEITOR BENEVENUTI MENEZES, ALINE DA SILVA KERN, DARINKA ZENTAI, LÉLIA ROSELI GRIEGER, NELSON SCARPINSKI, LISIANE HABIGZANG BRUFATTO.

Share your love
Evelin Cotta
Evelin Cotta
Artigos: 127