Boletim da celc/poa – Março/2024 – 10

         

10 de marçode 2024

O símbolo e a Palavra da Cruz!
1 Coríntios 1.18-31

A cruz é um símbolo absolutamente fácil de desenhar. Uma linha horizontal que perpassa uma vertical e ali está: A CRUZ. Mas a mensagem da Cruz não é tão fácil de entender e viver. Ela é contraintuitiva. Ela é diferente!

O apóstolo Paulo diz: “Porque os judeus pedem sinais e os gregos buscam sabedoria, mas nós pregamos o Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios.” (1 Co 1.22-23). Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, ela é poder de Deus. (1 Co 1.18)

No mundo das grandes empresas, que vendem grandes produtos, frequentemente se procura um designer para criar um logo, ou marca que identifique o produto.

O esforço é que o símbolo (logo), represente e identifica algo do conteúdo.

A cruz não foi obra de um designer humano, mas estava nos planos de Deus. Basta lembrar de Jesus, falando com Nicodemos e, antecedendo que era necessário que o Filho do Homem fosse erguido em uma estaca, assim como a serpente de bronze foi erguida no deserto (Nm 21 e Jo 3). Ali ele estava anunciando o plano da cruz.

Curiosamente, a cruz, que foi pensada como instrumento de tortura tem características bem pessoais de nossa teologia. Um design que se aplica ao que cremos. A linha vertical pode nos lembrar do Deus que veio até nós. A linha horizontal lembra o amor e o cuidado que Jesus teve conosco e que ele desafia a termos uns pelos outros.

O ponto de intersecção é o próprio Senhor Jesus! Ele é específico. Ele é o caminho, não apenas mais um. Qualquer desvio deste ponto nos leva para distante da PALAVRA DA CRUZ. Curiosamente, o significa do termo “pecado” na Bíblia é “errar o alvo”. Desviar-se da cruz, significa perder-se do caminho, da verdade, da vida. Sem a cruz perdemos o alvo da vida.

Na mensagem da cruz vivemos a constante tensão do “já” e o “ainda não”, do espiritual e do físico; fé e das obras, do ser completamente livre pela fé, e completamente servo pelo amor, do corpo e sangue de Jesus em, com e sob o pão e o vinho, da Palavra Eterna, ligada a água simples.

Essa tensão não revela oposição de ideias, mas encontro em Cristo!

Jesus nos desafia a tomarmos sua Cruz! A nos consolarmos nela; certos de que Jesus pagou pelos nossos pecados e nos acompanha em todos os desafios do amor; para uma espiritualidade que não se afasta do mundo, mas que serve ao mundo nas vocações, sendo bons pais, boas mães, bons filhos, bons chefes, bons empregados.

Ali sentiremos o poder de Deus, o sentido da vida, a paz que excede o humano entendimento.

Resumo da mensagem do dia 03 de março de 2024 (P. Ismar Pinz)

ACONTECEu EM NOSSA COMUNIDADE/DISTRITO/IELB

DEPARTAMENTO DA FAMÍLIA
No dia 03 de março, no mesmo horário da reunião dos Jovens, tivemos o encontro do Departamento da Família.

Um momento muito edificante!

Chamamos esse grupo “DA FAMÍLIA” e não “DE”, porque diz respeito a toda Família que é a Comunidade Cristo.

INSTRUÇÃO DE CONFIRMANDOS
As aulas da instrução de confirmandos já começaram. Os encontros serão nas quartas, às 19h30. Mas lembramos que a “nova turma” é formada apenas em junho.

CULTO COM MOVIMENTO “PRESENCE”
Nossa igreja estava ornamentada e com uma iluminação diferenciada no dia 03 de março, quando tivemos um momento de adoração dirigido pelo Movimento “Presence”. Apesar da linguagem e estilos contemporâneos o tema da mensagem era a Palavra atemporal com o a MENSAGEM DA CRUZ. Tivemos um excelente participação de pessoas de todas as idades. Mais uma bela opção de encontro e edificação no templo de nossa Comunidade.

ATENÇÃO CRIANÇAS
Além das aulas bíblicas na Escola Dominical em todos os domingos às 10h, acontecerá a TARDE ESPECIAL em alguns sábados, das 15h às 17h. Queridos pais e/ou responsáveis: Agendem-se para participarem!
Os dias dos demais sábados com essa programação são os seguintes:
09 de março; 18 de maio; 03 de agosto; 28 de setembro e 23 de novembro

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
Conforme anunciamos nos últimos informativos, nesse domingo (dia 10.03) teremos a Assembleia Ordinária de nossa Comunidade. O foco é observar o que os Departamentos e Comissões realizaram em 2023, como um apanhado geral sobre a Comunidade, com seus relatórios e informações administrativas. PARTICIPE!

ACONTECErá EM NOSSA COMUNIDADE/ DISTRITO/ IELB


DEPARTAMENTO DE AÇÃO SOCIAL
Na próxima sexta-feira, dia 15 de março às 15h00 será a primeira reunião formal, com capacitação a partir da Bíblia, além de análises do trabalho, com avaliação, planejamento e comunhão cristã. Esta reunião é aberta a todos que querem participar da missão de Deus no serviço social. Venha participar! Venha conhecer o trabalho! Você pode ajudar!

EDL (Encontro Distrital de Liderança)
No dia 16 de março, na congregação São João Batista de Guaíba, sob o tema: LIDERANÇA INSPIRADA E FIRMADA NA PALAVRA acontece o Encontro Distrital de Lideranças. Começa no sábado, às 8h. Terá palestra do pastor Fernando Garske, vice-presidente de Educação Cristã da IELB. A tarde as lideranças do Departamento terão a sua reunião, seguido de um Conselho Distrital. Todos os interessados podem participar! Fale com os pastores para saber como se inscrever.

DESAFIOS E CONVITES A DOAÇÕES
Nossa Comunidade sofreu com ações de vândalos! Primeiramente nosso templo foi invadido e o notebook usado para fazer as transmissões foi roubado. Posteriormente, vândalos roubaram as máquinas dos ares condicionados que ficam na parte externa do templo, paralelo a Avenida Pátria. Três ares condicionados usados na igreja foram roubados. Precisamos comprar novos aparelhos. Igualmente pretendemos adquirir um novo projetor; pois o que está na igreja já está enfraquecido devido aos muitos anos de uso. Quem quiser colaborar financeiramente para atingirmos esses objetivos, podem entrar em contato com a diretoria ou com a secretaria da Comunidade. Desde já agradecemos!

CHAVE PIX PARA OFERTAS NA CELC
CNPJ: 92.986.298/0001-79 + E-mail: comcristopoa@gmail.com

REVISTA OFICIAL DA IELB 0 MENSAGEIRO LUTERANO
Convidamos a todos a serem assinantes do Mensageiro Luterano, revista oficial da Igreja Luterana.
Tornando-se assinante você tem acesso on-line a revista. Aproveite e conheça outros produtos da editora Concórdia. Visite o site e indique aos amigos.
Acesse o site: mensageiroluterano.com.br


AGENDA DA SEMANA

10/03Dom10h00Culto + ASSEMBLEIA + EBI (crianças)
10/03Dom17h00Reunião de Jovens
10/03Dom19h00Culto com Santa Ceia
12/03Ter14h30Reunião das Servas
13/03Qua09h30DAS – Cestas Básicas na Vila Farrapos
13/03Qua19h30Instruções de confirmandos e adultos
14/03Qui19h30Ensaio do Coro Misto
15/03Sex16h00Reunião do Departamento de Ação Social
15/03Sex19h30Estudo Bíblico pela Facebook e Youtube
16/03Sáb08h00DIPA – Encontro Distrital de Líderes+CODIPA/Guaíba
17/03Dom10h00Culto com Santa Ceia
17/03Dom17h00Reunião dos Jovens (UJC)
17/03Dom19h00Culto com Santa Ceia

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

10-03: Maria Laura Kopp Moraes, Lucca Daminelli Viana, Conrado dos Santos Toschi.

11-03: Moacyr Breno Von Tongel, Lauren Beatriz Bayer Kaminski Pinto, Hildor Enio Faber Jr, Matheus Mittmann Dal Pozzolo, Arthur Biscubi Castañeiras, Lygia Klein Strattmann, Théo Sá Poisl, Cláudio Voltz.

12-03: Elita Langer Borges, Patrícia Dorst Machado, Olívia Lohmann Da Jornada, Nina Haeberlin Álvares Da Silva, Marion Dulzi Bender, Olívia Mittmann Petry, Leonora Radmann Gonzalez, Eleonora Elzira Maron.

13-03: Lavínia Salles Stallbaum Rosário, Carolina Dos Santos Gehrke.

14-03: Danilo Santos Paulin, Hildegard Hartfelder Krey, Nicole Jacoby Ribeiro, Mônica Giuliano Fritsch, Cláusan Zucatti, Isabel Seibert Hasse.

15-03: Elaine Lidia Schaeffer, Pastora De Paula Kaminski, Guilherme Fauth Araújo, Sônia Maria Wathier Wunsch, Dênis Lindenau, Renato Schvartz Riva, Jorge Marino Grun.

16-03: Gabriel Timm Müller, Bella Gonçalves Steger, Antelina Leomar Ott, Larissa Lohmann Cerva.

17-03: Bento Guimarães Forneck, Rodger Kitzmann, Regina Strelow, Matheus Egler, Lucas Marcelo Coelho Machado.

Share your love
Evelin Cotta
Evelin Cotta
Artigos: 127