Boletim da celc/poa – Março/2024 – 03

         

03 de marçode 2024

O que você busca em Jesus?
Marcos 8.27-38

O texto do evangelho de Mc 8.27-38 nos conduz a uma pergunta que todos devem responder: “O que você busca em Jesus?” Você vai concordar comigo que um dos piores sentimentos e situações que ao longo se enfrenta é o sentimento de que fomos enganados… as vezes somos levados fria e calculadamente por alguém ao engano; as vezes, nos enganamos por nossa própria negligência! O sentimento é o mesmo, a tristeza e depois até a indignação. O evangelista Marcos nos mostra que muitas pessoas, já nos tempos bíblicos, estavam completamente enganadas a respeito de uma figura central das promessas de Deus ao seu povo desde o Antigo Testamento. Estavam completamente enganadas a respeito de quem era e o que devia acontecer quando o Cristo viesse! Jesus é o Cristo!

Depois da afirmação de Pedro, o Senhor passou a ensinar seus discípulos. Depois de seu ensino, fica claro que o “Cristo” não era um sobrenome de Jesus, mas uma espécie de um título; a expressão  “Cristo” estava relacionada com uma função especial, o ato de ser enviado especialmente por Deus para cumprir uma função de forma completa!

A obra completa do Senhor Jesus, que era e que é o Cristo, foi descrita por ele mesmo a partir do versículo 32, apontando para a rejeição que ele sofreria, toda sua paixão e padecimento, sua morte e gloriosa ressurreição. Assim, todas aquelas pessoas que esperavam “um cristo” que resolvesse imediatamente por meios humanos questões políticas, sociais, econômicas e culturais começaram a ser livradas pelo “verdadeiro Cristo”, do triste e terrível engano ao qual o diabo quer levar todos quantos puder: Que a cruz não era o lugar para e Jesus, o Cristo! A cruz forma a identidade de Jesus, e o Senhor nos convida, a vivermos também sob a cruz, não como forma de engano, mas como a fonte de nossa preciosa salvação, conquistada pelo Cristo real e fiel ao Pai. Há quem pense que seguir o Cristo é sinônimo de sucesso financeiro, aspecto este que passa a pautar todo o restante em termos de prosperidade; não nos enganemos, neste mundo passaremos por aflições, e a aflição do Cristo que foi à cruz em nosso lugar, é a fonte de toda a paz, liberdade, perdão, vida e salvação! É isto o que precisamos buscar em Jesus, o Cristo, pois esta é a maior dádiva que poderíamos esperar do Pai Celeste!

Resumo da mensagem do dia 25 de fevereiro de 2024 (P. Nikolas Wille)

ACONTECEu EM NOSSA COMUNIDADE/DISTRITO/IELB

JOVENS (União Juvenil Cristo = UJC)
No último domingo (25/02), os jovens realizaram a sua primeira reunião oficial de 2024. Além das canções de louvor e da oração em conjunto, a diretoria promoveu dinâmicas de integração. Pastor Nikolas dirigiu momento de estudo bíblico. Os jovens também dialogaram sobre direções e objetivos do departamento e sobre a participação nos cultos.

BATISMO DE GIOVANNA GASPARY SCHWALBE
Foi batizada no dia 25 de fevereiro, a menina Giovanna, filha de Lucas Schwalbe Ferreira e Rafaela Gutschwager Gaspary. Que seja iluminada em sua vida.

ACONTECErá EM NOSSA COMUNIDADE/ DISTRITO/ IELB


DEPARTAMENTO DA FAMÍLIA
No domingo (03/03), às 17h, teremos a 1ª reunião deste Departamento. Desejamos promover a comunhão, além de estudos em diálogos em torno da Palavra de Deus. Convidamos a trazerem um prato com um doce ou salgado para confraternizarmos!

MOVIMENTO PRESENCE
É um movimento (projeto) que surgiu em 2019 a partir da preocupação com o afastamento de jovens de nossa Igreja. Consiste na organização de encontros de adoração em um formato contemporâneo. Uma nova roupagem que faz uso de canções e comunicação jovial; porém, permanecendo na teologia luterana. Há desdobramentos no projeto que preveem encontro de pequenos grupos, ações de amor ao próximo.

O Presence é originalmente formado por pessoas dos distritos DIPA e DIGRA. Não é um movimento que pertence a uma Congregação apenas. No ano de 2019 a 2023 usou como local de encontros o templo da Congregação São Paulo. Neste ano de 2024 os encontros acontecerão no templo de nossa Comunidade (CEL Cristo).

O primeiro encontro será no dia 03 de março, às 19h.

FÉRIAS DO PASTOR REINALDO
Pastor Reinaldo está de férias. Retorna ao trabalho dia 07 de março.

INSTRUÇÃO DE CONFIRMANDOS
Comunicamos que as aulas recomeçam na próxima quarta-feira, dia 06 de março, às 19h30. A nova turma será formada apenas em junho, após o Culto de Confirmação.

EBI REINICIARÁ SUAS ATIVIDADES EM 03 DE MARÇO
A Escola Bíblica Infantil (EBI) reiniciará suas atividades no 1º domingo de março, dia 03. Pais, avós e padrinhos, marquem esta data e ajudem as crianças a estar nos cultos e na Escola Bíblica.

TARDE ESPECIAL DAS CRIANÇAS
Teremos cinco “Tardes Especiais” em 2024.
A primeira será no dia 09 de março (sábado), das 15h às 17h.
Os pais e/ou responsáveis devem trazer as crianças e permanecer no local, pois algumas atividades serão conjuntas. A temática será em torno da Páscoa.

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
O Presidente da Comunidade Evangélica Luterana Cristo de Porto Alegre, com sede à Avenida Presidente Franklin Delano Roosevelt, nº 730, convoca seus membros votantes para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 10 de março de 2024, em primeira convocação, às 9h30min e, em segunda convocação, às 10h, para deliberar sobre a seguinte ORDEM DO DIA: 1)Abertura; 2)Culto; 3)Apreciar os relatórios de atividades de 2023: a)da diretoria, com receitas e despesas, balanço geral e parecer do conselho fiscal; b)dos pastores com detalhes do trabalho pastoral desenvolvido; c)dos departamentos, das coordenadorias e comissões, com detalhes dos trabalhos realizados; 4)Diversos; 5)Encerramento e Oração.

Porto Alegre, 06/02/2024. Pres. Valter Kuchenbecker

DESAFIOS E CONVITES A DOAÇÕES
Nossa Comunidade sofreu com ações de vândalos! Primeiramente nosso templo foi invadido e o notebook usado para fazer as transmissões foi roubado. Posteriormente, vândalos roubaram as máquinas dos ares condicionados que ficam na parte externa do templo, paralelo a Avenida Pátria. Três ares condicionados usados na igreja foram roubados. Precisamos comprar novos aparelhos. Igualmente pretendemos adquirir um novo projetor; pois o que está na igreja já está enfraquecido devido aos muitos anos de uso. Quem quiser colaborar financeiramente para atingirmos esses objetivos, podem entrar em contato com a diretoria ou com a secretaria da Comunidade. Desde já agradecemos!


AGENDA DA SEMANA

03/03Dom10h00Culto com Santa Ceia + 1ª EBI (crianças)
03/03Dom17h00Departamento da Família
03/03Dom19h00Culto + UJC + Presence
05/03Ter14h30Diretoria das Servas
05/03Ter19h30Reunião da diretoria da Comunidade
06/03Qua19h30Instruções de confirmandos e adultos
07/03Qui19h30Ensaio do Coro Misto
08/03Sex19h30Estudo Bíblico pela Facebook e Youtube
09/03Sáb15hTarde especial para crianças (EBI)
10/03Dom10h00Culto com Assembleia
10/03Dom17h00Reunião dos Jovens (UJC)
10/03Dom19h00Culto com Santa Ceia

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

03-03: Lisiane Schüler, Daniela Both Bastos Buzzetto, Darlan Almeida de Castro, Guilherme Wunsch e Marcia Bastos Reginato.

04-03: Augusto Citton Ludwig, Odette de Mello Colombo, Francis Igor Santos da Silva, Liliane Grieger e Renata Bertini Guidi.

05-03: Gabriel Albanus de Souza, Maristela Dalferdh, William Gomes de Freitas e Harla Maria Bose.

06-03: Rafael Passuello Lagreca, Leonardo Passuello Lagreca, Cristhofer Weber, Lisiane Carina Bastos Almeida, Roberto Westermann, Roger Podewils Lutz e Daiane Daminelli Viana.

07-03: José Carlos Schultz, Isadora Cerva Mansur, Alberto Ribeiro Franco, Leonardo do Amaral de Jesus, Sigmar Woltmann Junior, Yuri Timm Müller e Vera Sonntag Hoerlle.

08-03: Elis dos Santos Nunes.

09-03: Liana Doris Steyer, Bruno Cardoso Machado, Iracema Woltmann, Jair Marmet e Bruno Westermann.

Share your love
Evelin Cotta
Evelin Cotta
Artigos: 127