Boletim da celc/poa – Dezembro – 24

         

24 de dezembro

A voz que vem do deserto (João 1.23)

A gente costuma dizer que no deserto não adianta gritar porque a voz cai no vazio e se perde na imensidão. Contudo, houve uma voz que clamou no deserto há mais de dois mil anos e que continua ecoando até hoje. Refiro-me a João Batista, aquele que disse: “Eu sou a voz do que clama no deserto: Preparem o caminho para o Senhor, como disse o profeta Isaías”.

João Batista era um homem um tanto excêntrico. Vestia-se com peles de camelo e se alimentava com o que tinha no deserto: gafanhotos e mel silvestre (Mt 3.4). Ele não apareceu simplesmente como alguém que quis viver no deserto. Também não começou a pregar por conta própria. Sua vida e pregação estavam nos planos de Deus para anunciar que o Salvador chegou à terra. E tudo isso já havia sido profetizado por Isaías (40.3): “Uma voz clama: No deserto preparem o caminho do Senhor”. João Batista foi enviado por Deus (Jo 1.6). E a sua voz é identificada, ainda hoje, não pelo timbre, mas pelo conteúdo que ela anunciou.Respondendo aos líderes religiosos que vieram de Jerusalém para interroga-lo e questioná-lo, sobre quem ele era, João colocou-se no seu lugar e disse: Eu sou apenas uma voz que clama: Olhem para Jesus. Ele chegou! Ele já está no meio de vocês. No dia seguinte, quando João viu Jesus vindo em sua direção, continuou seu testemunho, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Este é aquele a respeito de quem eu falava, quando disse: Depois de mim vem um homem que é mais importante do que eu…” (Jo 1.29-30). E ainda: “Pois eu mesmo vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus” (Jo 1.34). “Convém que ele cresça e que eu diminua” (Jo 3.30). Esta é a função da voz: Dar testemunho de Jesus! Preparar o ambiente.

E agora o ponto importante: Você e eu, junto com todos os cristãos, continuamos sendo “voz que clama no deserto” para anunciar que o Cristo veio no Natal, continua vindo na Palavra de Deus, no batismo e na Santa Ceia e virá novamente em glória no dia final! Assim como João Batista preparou o ambiente para que Jesus pudesse trazer seus ensinamentos, realizar os sinais e para, finalmente, morrer e ressuscitar para a salvação da humanidade; assim também, ainda hoje, nossas vozes são necessárias para preparar o ambiente para que as pessoas conheçam Jesus e sua obra e creiam nele para sua salvação.

É aí que nossa voz entra nessa história. E se por vezes temos a sensação de que a nossa voz e o nosso testemunho se perdem, como num deserto, lembremos da garantia que Deus nos dá, de que a Sua palavra “não voltará vazia” (Is 55.11). Que Deus abençoe as muitas vozes que se fazem ouvir neste tempo de Natal para dizer: Jesus chegou! Ele está no meio de vocês! Ouçam sua Palavra! Confiem Nele!

(Mensagem do Pr. Reinaldo M. Lüdke em 17.12.2023)

ACONTECEU EM NOSSA COMUNIDADE/DISTRITO/IELB

CANTATA DO CORAL NO PROGRAMA DE NATAL
Com a Cantata: “Um Natal Inesquecível”, conduzida pelo Coral, realizamos um Programa pensando e refletindo sobre vários “Natais Marcantes”. Com encenações e versos das crianças, jovens e confirmandos, ocorreu no dia 16 de dezembro esse momento especial. Reapresentação de algumas partes serão realizadas no Programa do dia 24, às 19h.

CONFRATERNIZAÇÃO DE ENCERRAMENTO
O Coro Misto, realizou, no dia 21/12, um momento de confraternização e encerramento das atividades. Comes, bebes, cantos descontraídos em karaokê marcaram essa noite festiva. O Coral tem sido liderado pelo maestro Rodrigo Bloch. A avaliação do ano foi muito positiva, Deus continue abençoando esse grupo!

FORMATURAS DO COLÉGIO CONCÓRDIA
Continuando a caminhada da Comunidade Cristo com o Colégio Concórdia, celebramos os momentos de formatura, tanto do Ensino Médio, como do Fundamental e Educação Infantil. Dois desses momentos foram celebrados em nosso templo.O diferencial é que tanto no dia-a-dia escolar, como no momento festivo de conclusão, a Palavra de Deus é proclamada abundantemente!

JOVENS ADULTOS REALIZAM SEGUNDO ENCONTRO
Consolidando a formação desse novo grupo, no dia 19 de dezembro, ocorreu a segunda reunião! Dialogamos sobre as curiosidades, polêmicas e mensagem diferenciada do Natal, cantamos, oramos juntos e confraternizamos com um jantar. O grupo é aberto para todos os interessados. Qualquer dúvida, basta falar com o pastor Ismar.


ACONTECErá EM NOSSA COMUNIDADE/ DISTRITO/ IELB


CULTO E PROGRAMA DE NATAL. Dia 24, às 10h e 19h
O Culto de Natal será celebrado no domingo, dia 24, às 10h da manhã. Não haverá culto no dia 25. E, mantendo a tradição de nos reunirmos na noite de Natal, realizaremos o Programa de Natal no dia 24, às 19h. Aproveite esse momento especial, diferenciado, para, na casa de Deus, celebrar o nascimento de Jesus! Participe! Convide sua família, amigos, conhecidos.


CULTOS EM JANEIRO E FEVEREIRO – ATENÇÃO!
Conforme decisão da Comunidade Cristo em seu planejamento anual, nos meses de janeiro e fevereiro, por ser período de férias, os cultos semanais serão celebrados aos domingos às 10h e nas segundas-feiras às 20h. A partir de março retornaremos aos horários dominicais de 10h e 19h. O dia 31 de dezembro caí no domingo, ali teremos culto às 10h e 19h e não haverá culto no 01 de janeiro.

FÉRIAS DO PASTOR ISMAR e NIKOLAS
Os pastores Ismar e Nikolas estarão de férias em alguns dias de janeiro. Haverá intervalos em especial devido ao congresso da JELG que o pastor Nikolas participará e acompanhará os jovens. Já o pastor Ismar, como Conselheiro Nacional da LSLB participa desse encontro. As datas destes congressos estão nos destaques abaixo. Os pastores Reinaldo e Vili estarão atendendo nesse período!

DATAS EM DESTAQUE EM JANEIRO E FEVEREIRO
Além dos cultos aos domingos às 10h e nas segundas às 20h, continuaremos publicando os estudos bíblicos nas sextas-feiras. Também informamos que:

– Há curso de Diaconia e Música no Seminário Concórdia nos dias 02, 06, 07 e 12 de janeiro (aulas online). Interessados podem entrar em contato e buscar informações no site do Seminário!

– Congresso da JELG (Juventude Evangélica Luterana Gaúcha), nos dias 11 a 14 de janeiro, no Seminário Concórdia.

– Congresso da LSLB (Liga de Servas Luteranas do Brasil), nos dias 21 a 25 de janeiro, em Guarapari, ES, sob o tema: De geração em geração, baseado no Salmo 100.

– Jornada Pedagógica do Colégio Concórdia: 14 de fevereiro (com destaques as premissas do Marco Doutrinal do Colégio.

– Encontro de coordenadores distritais da Ação Social no dia 17 de fevereiro. – Reunião das professoras da Escola Dominical (EBI), às 15h.


AGENDA DA SEMANA

24/12Dom10h00Culto
 Dom19h00Programa de Natal 2
29/12Sex19h30Estudo Bíblico online
31/12Dom10h00Culto
 Dom19h00Culto

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

24-12: VERA LÚCIA NOSCHANG RODRIGUES, THIAGO BITCHERIENE ANGELO.

25-12: LÉIA BEATRIZ BARBOSA GROSS.

26-12: RAFAELA PASTORIS ENGRACIO, MARLI JANDREY DOS SANTOS, FELIPE MONTEIRO BARBOSA.

27-12: RENATO LOHMANN CERVA, ELISABETH HEXSEL JUBIN, ANDRESSA RADMANN GONZALEZ, MARCO AURÉLIO BRAGA, VERA ELSA MAGNO, BRUNO MENDONÇA TOLEDO SILVA.

28-12: EMANUELA BORNIA MUSSKOPF, MATHEUS WIEBBELLING, CARINA CRIVELA STEIMETZ, ANDRÉA FRANCIS KROLL, WERNER ALBERTO ALTMANN, SAIRA MARIA FARIAS AULER.

29-12: MURILO CAMBOIM FETT.

30-12: GILVA SIMONE PIMENTEL, ADRIANA FEDER, CRISTIAN EBENEZER KIENZLE, LUIZ FERNANDO DE SOUZA, MARIA EDUARDA MATOS AULER, LUCAS NEUBERT ALVES, RUI CARLOS SINDERMANN.

31-12: MARILENE HEBERLE SCHOSSLER ARIAS, PRISCILA JANDREY BRASCO, PRISCILLA RODRIGUES DE FREITAS, EDUARDA WOLTMANN.

Share your love
Evelin Cotta
Evelin Cotta
Artigos: 127