CONFIRMANDOS

Instrução de Confirmandos

É um processo de ensino aprendizagem da Palavra de Deus oferecido às crianças. Em algumas denominações esse processo é chamado de catequese ou aula de doutrina. Na igreja luterana chamamos de “Instrução de Confirmandos”, porque é um preparo para que a própria criança ou jovem, que um dia recebeu o dom da fé por meio do Batismo, possa “confirmar” a sua fé em uma confissão pessoal. Por isso concluímos este processo com um culto público chamado “Culto de Confirmação”.

Acontece: Quartas-feiras, das 19h 30min às 20h 45min. Dia e horário poderão sofrer mudanças conforme necessidade do grupo ou dos pastores.

Idade de Ingresso: Aconselha-se que seja iniciado no ano em que a criança completa 11 anos de idade. Exceções são tratadas individualmente.

Período de duração: A instrução acontece durante dois anos e inicia no mês de junho do ano em que a criança completa 11 anos. O Culto de Confirmação, ao final do processo, ocorre no quarto domingo do mês de junho.

Conteúdos e Materiais: O primeiro ano trabalhará as histórias bíblicas em uma sequência cronológica e cristocêntrica, isto é, relacionando cada história com o plano de salvação em Jesus. No segundo ano o foco será nos Dez Mandamentos, no Credo Apostólico, na Oração do Pai Nosso, na doutrina do Batismo e da Santa Ceia e no Ofício das Chaves, além de um resumo da história da Igreja Cristã. Os materiais a serem usados estão em constante avaliação. Atualmente usamos a “Bíblia Ilustrada” editada pela Sociedade Bíblica do Brasil no primeiro ano e o Manual “Crescendo em Cristo” no segundo ano.

Por que fazer a Instrução de Confirmandos? Os benefícios de estudar a Palavra de Deus são muitos! Os adolescentes em geral precisam construir sua identidade, entendendo quem eles de fato são nesse mundo com tantos caminhos e opções. Precisam fortalecer a autoestima, em especial nessa época em que muitos estão enfraquecidos emocionalmente. Os adolescentes também necessitam encontrar um sentido maior para a vida. A Instrução de Confirmandos, através da Palavra de Deus, resgata nossa verdadeira identidade como filhos criados e amados por Deus, fortalecendo assim a autoestima e estimulando o propósito de servir na família e na sociedade. Logo, o valor da Instrução de Confirmandos é imenso e está à disposição de todos!

Turma da Instrução de Confirmandos que iniciou em 2019

Culto de Confirmação de Fé é o momento final da Instrução de Confirmandos